5 vícios e manias que impedem de evoluir o seu aprendizado em um instrumento musical

Data do Post
05/08/2020

Escrito por Harmonia Leal

Algumas dificuldades no caminho do aprendizado de um instrumento musical são normais e podem se tratar apenas de vícios ou manias facilmente corrigíveis. Destacamos 5 delas!

Se você está aprendendo a tocar um instrumento musical ou está querendo se desenvolver ainda mais como músico, já deve ter percebido que algumas dificuldades se repetem frequentemente.

Pode  parecer, em um primeiro momento, que você simplesmente travou mesmo patamar de aprendizagem. Mas calma! São apenas alguns vícios ou manias na prática do instrumento que podem estar dificultando sua evolução.

Elencamos 5 principais que podem estar te atrapalhando! Confira:

1. Postura incorreta

Bastante comum na prática do violão e também do teclado e piano, a postura, além de acelerar o processo de cansaço na prática, pode acarretar em problemas de saúde como a coluna e tendinites a longo prazo.  Procure sempre, antes de começar o seu exercício, corrigir sua postura, mantendo-se com as costas e braços bem livres e confortáveis.

1. Tocar um acorde e soltar as cordas

Aprender um acorde novo em um instrumento de corda é maravilhoso, mas penoso, por vezes. Quem toca guitarra ou violão sabe! Até a ponta dos dedos acostumarem-se com o material das cordas e a prática, os calos acontecem. Mas não desista. Se você conseguiu trocar de acorde e está soltando as cordas no momento da virada, foque em procurar ouvir o som, pois ele é quem indicará se o acorde está perfeito. O erro de soltar ou não apertar bem é um desafio comum para iniciantes. Logo você pega o jeito.

1. Forçar demais na pestana!

A pestana é um acorde com nível de dificuldade um pouco mais elevado, pois precisa da força do braço e também da delicadeza do nosso ouvido na hora de tocar. Um vício que acaba prejudicando quem está neste estágio é forçar muito o dedo no acordo com pestana. Isso  pode gerar dores nas mãos ou polegar, por exemplo.

1. Treinar somente nas aulas

Por mais que você não tenha o instrumento em casa, utilize sua memória para se recordar dos movimentos, tempos e teorias que o seu(a) professor(a) passou. A música é um aprendizado constante!

1. Fugir do seu próprio talento!

Para pessoas tímidas, tocar um instrumento pode ser um alívio mas também um grande desafio. Muitos desistem no meio do caminho pela vergonha das apresentações públicas ou de errar, simplesmente, uma nota. O que importa é não fugir do seu talento. Se esforce para transparecer os sentimentos que a música quer revelar logo de início.

Preocupe-se em adotar as marcas de expressão próprias da sua expressão artística desde os primeiros ensaios e veja como ficará muito mais bonito.

Agora que você já conhece os principais vícios e como consertá-los, mãos à obra!

Lembre-se que um bom musicista surge somente com muita dedicação e aprendizado constantes.

Você já conhece a Hamonia?

Somos uma escola de canto e música multi-instrumental que valoriza a criatividade e sensibilidade existentes na arte. Com 14 modalidades diferentes, nosso foco é despertar a música que existe em você.

Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Deixe seu Comentário